Área: 445,00 m²
Local: Florianópolis SC
LY Arquitetura Compartilhada + Arquiteto Guilherme Zamboni
O ambiente escolar desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Pensando nisso, o projeto da escola de 445 m² foi concebido para ser mais que um espaço físico de ensino: ele é um ambiente vivo, capaz de inspirar criatividade, colaboração e crescimento.
A arquitetura pós-contemporânea foi escolhida para refletir a integração entre áreas internas e externas, criando espaços que estimulam a interação, a curiosidade e a descoberta. Cada detalhe foi pensado para proporcionar uma experiência educativa que valorize tanto o aprendizado formal quanto o crescimento pessoal.
Em um mundo em constante transformação, formar adultos preparados para o futuro exige mais do que métodos tradicionais. O projeto reconhece a importância de cultivar habilidades como pensamento crítico, empatia e resiliência desde a infância.
Por isso, os espaços foram planejados para serem flexíveis e dinâmicos, adaptando-se às necessidades educacionais e sociais de uma sociedade em evolução. Salas de aula modulares, áreas de convivência integradas e ambientes ao ar livre são exemplos de como a arquitetura pode contribuir diretamente para a adaptabilidade das próximas gerações.
Uma das principais condicionantes do projeto foi a limitação de um terreno pequeno, o que demandou uma solução criativa para otimizar o espaço disponível. A escola foi projetada em dois pavimentos, permitindo a preservação de uma área de pátio livre essencial para a integração entre o interior e o exterior, promovendo atividades distintas e complementares.
As salas de aula e os corredores foram concebidos com esquadrias amplas, criando uma conexão visual e funcional com os espaços externos. Essa abordagem é enriquecida pelo uso de brises e técnicas de posicionamento estratégico, garantindo proteção solar eficiente e conforto térmico ao longo do dia.
Planta Superior Planta Térreo
No segundo pavimento, um jardim foi incorporado, oferecendo uma nova perspectiva do espaço e reforçando o vínculo entre arquitetura e natureza junto as copas das árvores. Essas soluções não apenas maximizam o potencial do terreno, mas também refletem o compromisso do projeto em criar um ambiente educativo inovador e funcional.
Além disso, o projeto valoriza a integração entre os pavimentos com um pé-direito generoso na área de circulação vertical, criando um ambiente fluido e dinâmico.
Este projeto representa mais do que a construção de uma escola: ele simboliza um compromisso com o futuro da educação. Para nós, como escritório de arquitetura, essa parceria reafirma a crença de que o espaço físico é um agente transformador, capaz de moldar a maneira como as pessoas aprendem e interagem. Pensar no futuro do ensino é aceitar o desafio de criar ambientes que não apenas atendam às demandas atuais, mas que também inspirem inovação e preparem as crianças para serem agentes ativos de mudança em um mundo repleto de novos desafios.