Intervenção Urbana AB.SC


Área: 2,03 hectares = 20.300,00 m²

Distância Linear: 2,5 km

Local: Abdon Batista SC

Mia architettura per la vita BR  & LY arquitetura


Partido

Este projeto teve como objetivo a revitalização de uma malha urbana existente, focando na valorização das duas principais vias de fluxo comercial da cidade. Desenvolvido com base na metodologia Essência de Valor, da Mia Architettura per la Vita BR, o projeto contou com parcerias público-privadas para requalificar o espaço urbano, promovendo inclusão, sustentabilidade e maior atratividade para a população local e visitantes.


Vias e Infraestrutura

As intervenções priorizaram os pedestres, ciclistas e o transporte público, corrigindo impactos do crescimento desordenado. As calçadas foram alargadas, seguindo os padrões de acessibilidade da NBR 9050, enquanto bolsões verdes foram implantados ao longo das vias para proporcionar sombra e conforto térmico, além de separarem as faixas de rodagem dos passeios.

Para incentivar a convivência, mobiliários urbanos como bancos, mesas de jogos e áreas contemplativas foram estrategicamente distribuídos, criando espaços convidativos para socialização e descanso.

A mobilidade urbana foi melhorada com a implantação de ciclovias integradas aos passeios em trechos estratégicos e realocadas para ruas paralelas nos casos de conflito com o transporte público. As faixas de pedestres foram elevadas ao nível das calçadas, oferecendo mais segurança e acessibilidade. Além disso, pontos de ônibus requalificados foram projetados com bolsões independentes, facilitando o embarque e desembarque.

A arborização desempenhou um papel essencial no projeto, com a seleção de espécies que maximizam o sombreamento natural nos horários de pico comercial. Essa abordagem contribuiu para criar um ambiente urbano mais confortável e sustentável, promovendo bem-estar e incentivando o uso diário por moradores e transeuntes.


Detalhes de Vias


Detalhe vias padrões Acessibilidade NBR 9050

A acessibilidade nas vias urbanas é essencial para garantir a inclusão e a mobilidade de todos os cidadãos, independentemente de suas condições físicas ou sensoriais. Seguindo as diretrizes da NBR 9050, o projeto buscou promover um ambiente urbano mais democrático e funcional, priorizando o conforto e a segurança para pessoas com mobilidade reduzida, idosos, crianças e outros grupos vulneráveis. Os detalhes das vias foram cuidadosamente planejados para atender aos critérios técnicos, como pisos táteis, rampas de acesso com inclinações adequadas, faixas elevadas para pedestres e sinalização acessível, assegurando o cumprimento das normas e o respeito à diversidade da população.

Além disso, a aplicação desses elementos foi integrada ao conceito de urbanização sustentável, valorizando o bem-estar coletivo e reforçando a consciência social. A acessibilidade não apenas amplia as possibilidades de circulação, mas também fortalece o senso de pertencimento e cuidado com o próximo, transformando o espaço público em um lugar acolhedor para todos. Essa abordagem técnica e ética reflete o compromisso com um futuro urbano mais inclusivo e harmonioso.


Passeios e Ciclovias

A proposta para a circulação urbana priorizou a acessibilidade e a mobilidade sustentável, elevando as faixas de pedestres ao nível dos passeios, assegurando maior segurança e conforto para os usuários. As ciclovias foram estrategicamente integradas à área dos passeios, refletindo o uso cotidiano da bicicleta como meio de transporte principal para muitos moradores e promovendo uma convivência harmoniosa entre os modais.

Nos pontos de maior fluxo ou onde o transporte público de grande porte apresenta maior intensidade, as ciclovias foram realocadas para ruas paralelas. Essa estratégia visa a eliminação de nós urbanos, proporcionando fluidez ao tráfego e garantindo a segurança tanto para ciclistas quanto para pedestres, ao mesmo tempo em que mantém a funcionalidade das vias destinadas ao transporte coletivo.